quarta-feira, 23 de junho de 2010

MINHA PENHORADA GRATIDÃO AO PREFEITO EDVAN FÉLIX E AMIGOS DE CATINGUEIRA, PELO PIONEIRISMO DO APOIO AOS MEUS PROJETOS EDUCATIVO-CULTURAIS

De modo particular, sabe muito bem Piancó quanto de mim tenho dado em favor da evolução dessa terra abandonada de muitos de seus filhos, que, presentes ou distantes, por ela nada fazem, e limitam-se tão só a cuidar de si próprios, egoisticamente, sem ação, sem esforço, sem empenho algum em defesa do bem do torrão natal que lhes deu a vida.

Sabe também Piancó qual tem sido a principal recompensa aos poucos (incrivelmente poucos!) que lutam por um Piancó mais justo, mais digno, mais feliz: incompreensão e indiferença dos que não pensam assim para Piancó...

Mas nem por isso os que lutam por Piancó desistem; bem pelo contrário, insistem, resistem, persistem... e pensam, e meditam, e criam... criam esperanças, criam belezas, criam bondades, criam mudanças, criam soluções, criam benefícios... não só para Piancó, mas para qualquer outro lugar... Agradecido aos céus, estou entre esses...

Pois então eis que criei o REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS, cujos alunos se tornam, voluntariamente, editores do meu PROJETO EDITORIAL COMUNITÁRIO ALMANAQUES DOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO PARAIBANO. E ambas essas concepções constituem iniciativas de Educação Popular impulsora da sensibilização cultural e turística para criação
dos ROTEIROS DE TURISMO COMUNITÁRIO E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA ZONA DA PASSAGEM DA COLUNA PRESTES NA PARAÍBA E DO VALE DAS ÁGUAS, também por mim concebidos.

Sabem muito bem os que me conhecem que não se coaduna com meu brio a bajulação, nem sou dos que, ingrata e covardemente, se omitem de externar os méritos de pessoas comprometidas com o bem comum e merecedoras de reconhecimento e gratidão.

Também não ignoram os que me conhecem que sempre me pautei, renitentemente por idealismo, na busca do melhor para a coletividade, à custa, por vezes, de sacrifícios financeiros e outros mais em detrimento de minha própria pessoa.

É que, voluntariamente e por convicção íntima, não me posso furtar a essa aspiração intelectual de mourejar pelo belo, pelo bom, pelo solidário, pelo edificante, pelo humano, e só me resta ir por diante na busca dos espíritos que, igualmente, assim procedem em favor do próximo...

Para lançar meus projetos educativo-culturais comunitários, resolvi começar por Catingueira, Portal Turístico do Vale das Águas. Assim o fiz, não só por sua invejável posição geográfica, mas tanto mais como um tributo sentimental e nostálgico a essa aprazível cidade, primeira por mim vivenciada em minha vida, a cuja feira livre, que tanto me fascinava o espírito de criança, ia eu, aos cinco anos, com minha mãe, da Fazenda Carnaúba, no Sítio Barrento, onde morávamos.

Ressalte-se que o Vale das Águas constitui região turística paraibana recentemente criada pelo Ministério do Turismo, e compreende os seguintes municípios: Piancó, São José de Princesa, Curral Velho, Santana de Mangueira, Tavares, São Jose de Caiana, Nova Olinda, Ibiara, Santa Inês, Princesa Isabel, Itaporanga, Água Branca, Diamante, Conceição, Olho d´Água Juru, Carrapateira, Aguiar, Emas, Coremas, Pedra Branca, São José de Piranhas, Monte Horebe, Boa Ventura, Santana dos Garrotes, Manaíra, Igaracy, Bonito de Santa Fé e Catingueira. O Vale do Piancó é parte integrante do Vale das Águas.

O pronto apoio aos meus projetos REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS e ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010, que me foi facultado pelo prefeito Edvan Félix, e por amigos meus de Catingueira, leva-me a destacá-los aqui e expressar-lhes meus agradecimentos.


Edvan Félix: carismático e eminente ícone político de Catingueira, de crescente projeção pública no Vale do Piancó, generoso, compassivo e humanitário

Sempre se falou de certas louváveis qualidades e virtudes da personalidade do Dr. José Edvan Félix, prefeito de Catingueira, especialmente de sua generosidade, compassividade, sensibilidade humanitária e política da boa vontade.

Tal menção laudatória expandiu-se pelo Vale do Piancó afora, a ponto de tonar Edvan uma referência regional, ainda mais justificada pelo apego que ele naturalmente nutre não só por Catingueira, sua terra natal, mas também pela região da qual o berço do imortal poeta Inácio da Catingueira constitui o portal.

Extremamente sensível às causas sociais, o carismático prefeito de Catingueira tornou-se um dos vultos públicos mais íntimos da coletividade catingueirense e do Vale do Piancó, particularmente dos mais necessitados. Distingue-se Edvan pela sua preocupação humanitária em favor dos pobres e oprimidos.

Inúmeros são os casos de solidariedade demonstrados por Edvan a habitantes tanto de Catingueira quanto de outros municípios da região. E não se tem notícia de que ele, direta ou indiretamente, tenha deixado de influir na solução de problemas graves e urgentes dos que buscaram sua ajuda, quer sejam correligionários, quer adversários políticos seus.

Ouvi vários depoimentos de pessoas, de Catingueira e de outras localidades, que me testemunharam a grandeza de ânimo e magnanimidade do prefeito Edvan Félix. Sua formação moral e benevolência o alçaram à posição de líder incontestável no Vale do Piancó, onde - constatei pessoalmente - seu nome ressoa como um dos prediletos para deputado estadual, se bem que ele não tenha demonstrado tal pretensão eletiva.

Sempre que politicamente se fala em Edvan Félix nessa região, de pronto se lhe associa sua condescendência, sua simpática capacidade de despertar clima de compreensão, sua consciência clara da real fraternidade para solução dos problemas sociais. Seu ingênito sentimento de solidariedade, que o impele a envolver-se emocionalmente com o infortúnio dos que sofrem, notabiliza-o como um amigo, um benfeitor, um irmão, a quem tantos, nas horas difíceis, confiantemente recorrem.

A continuar assim, o nome de Edvan Fálix, pode vir, porventura, a ecoar pelo Vale do Piancó, para regozijo de Catingueira, como
O POLÍTICO DA FRATERNIDADE...

Lindeilton e Ilane: amigos fraternos simplesmente

Associando-se a mim, em meus projetos educativo-culturais lançados em Catingueira, o professor de Matemática Lindeilton Leite tornou-se parceiro em meus projetos REFORÇATIVO – REFORÇO COOPERATIVO PARTICULAR DE REDAÇÃO PARA O ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS e ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010.

Ao REFORÇATIVO foram incorporadas aulas de reforço de Matemática, por Lindeilton, que, comigo, passou a co-editor do
ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010.

Minha parceria com Lindeilton foi por demais providencial para a efetivação de ambos os meus projetos em Catingueira, tanto pela sua comprovada competência pedagógica, quanto pela sua influente integração na coletividade catingueirense.

A calorosa consideração de Lindeilton e sua esposa Ilane demonstrada à minha pessoa, na aconchegante acolhida que me prestam em sua casa, assegura-me a confiança e convicção de poder contar com tão diletos amigos nessa iniciativa comunitária que ora lanço em Catingueira.


Washington e Maria Helena: o privilégio de contar com tão grato companheirismo

Devo a Lindeielton Leite a feliz oportunidade que ele me concedeu de levar-me a apresentar meus projetos ao casal Washington e Maria Helena, de Catingueira. Duas amáveis e acolhedoras criaturas, que, tão logo se compenetraram de minhas ideias e empreendimentos, solidariamente apoiaram minha causa cultural.

A vereadora Maria Helena, admiradora de projetos culturais e educacionais, entusiasmou-se pelo ALMANAQUE CATINGUEIRA 2010, a ponto de encarregar-se de produzir a seção de POLÍTICA dessa obra, e empenhou-me seu total apoio a meus projetos.

Contar com Maria Helena e Washington, em cujo lar sou tratado com tanta dedicação, e saber que eles correspondem moral e espiritualmente a minhas expectativas de infundir em Catingueira uma nova consciência cultural, eis a fé e a esperança de que vamos fazer a diferença para melhor na linda e ditosa terra do maior poeta escravo do Brasil.


terça-feira, 15 de junho de 2010

“A JUVENTUDE PRECISA PINTAR A CARA”: BRADA CHICO JÓ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Ao discursar, a convite da Comissão UEPB Piancó, Agora!, no Auditório João Eudes, da Assembleia Legislativa da Paraíba, dia 8 deste mês, durante a audiência pública sobre um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para Piancó, o ativista cultural Chico Jó conclamou veementemente a juventude a empenhar-se nessa conquista universitária, e, exprimindo seu propósito de mover os jovens ao consciente exercício da cidadania, bradou: “A juventude precisa pintar a cara”. Chico expressou a convicção de que o poder real é o povo, por deter o poder de revolução, e chamou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de sub-poderes, por serem outorgados pela população.

Assegurou que iria empenhar-se pessoalmente na formação de um movimento de conscientização cidadã e de insurgência da juventude contra a manipulação política e em prol da cobrança dos direitos constitucionais. Salientou aos deputados presentes, Ruy Carneiro (PSDB), Trocolli Júnior (PMDB), Francisca Mota (PMDB), Dinaldo Wanderley (PSDB), Branco Mendes (DEM), Leonardo Gadelha (PSC), Jeová Campos (PT) e Francisco Quintans (DEM) que, neste ano eleitoral de 2010, no tocante às promessas de campanha, haveria no Vale do Piancó um novo discurso da população contraposto ao discurso dos candidatos a cargos eletivos que fossem pedir votos naquela região.

Queixando-se de não haver a reitora da UEPB, Marlene Alves, comparecido à audiência pública, nem justificado sua ausência, e tampouco mandado ninguém que a representasse, Chico Jó agradeceu a solidariedade ao Movimento UEPB Piancó, Agora!, demonstrada pelos deputados comparecentes à audiência pública, e disse-lhes acreditar que todos eles perseverassem nessa atitude de apoio, bem como o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, também presente à audiência e integrado ao movimento.

Referindo-se à poluição do Açude Estevam Marinho, Chico Jó salientou apresentar Coremas o maior índice de casos de câncer do Vale do Piancó, e disse que iria desencadear um movimento em favor da implantação de uma UTI no Hospital Regional Wenceslau Lopes de Piancó, pois aquele município dispunha do SAMU, o que justificava ainda mais a demanda por uma UTI. A propósito disso, Chico Jó enfatizou haver mantido contato, recentemente, mediante a Rede Paraíba Sat, com o deputado Trócolli Júnior, e este tinha afirmado que a população do Vale do Piancó poderia ficar tranquila que a UTI do Hospital de Piancó seria implantada brevemente.

Além dos deputados, dom Aldo Pagotto e Chico Jó, também se pronunciaram Sheiliane Gianotti, presidente da Comissão UEPB Piancó, Agora!; o vereador José Raimundo (Dedé de Lula), de Nova Olinda; o jovem piancoense Ericlênio Faustino (Kaká); o ex-prefeito de Piancó Edvaldo Leite de Caldas e o ex-vice-prefeito de Piancó Antônio Dantas.

Após a audiência, Chico Jó criticou a ausência de muitos piancoenses, residentes em João Pessoa, que bem poderiam ter comparecido à audiência pró-UEPB para Piancó. Indignado, Chico disse que vários piancoenses, que vivem na capital, se mostram indiferentes aos graves problemas por que passa Piancó, e não se irmanam aos que lutam desprendidamente por essa terra, mas, em muitos casos, são os primeiros a tirar proveito dos resultados dessa luta. Falando a alguns piancoenses e simpatizantes do Movimento Pró-UEPB, Campus de Piancó, Chico exclamou:
“Omitir-se de lutar pela terra natal é traição, é covardia”.

O prefeito de Catingueira, Edvan Felix, proporcionou o veículo para o transporte dos integrantes da
Comissão UEPB Piancó, Agora! Os municípios de Nova Olinda, Olho d´Água, Igaracy, Aguiar, Itaporanga, Conceição mandaram representantes. A Maçonaria de Vale do Piancó empenhou seu apoio ao movimento.

sábado, 12 de junho de 2010

PEDOCA: PERPÉTUA GLÓRIA MUSICAL DE PIANCÓ

Enlevado e enternecido, ao rever o passado, sinto invadir-me deleitavelmente o espírito extasiante recordação de um doce momento de minha juventude, em que me deliciei com o prazer e o privilégio de ter comigo um vulto de incomparável singularidade artística e humana, Pedoca, o imortal virtuose do saxofone, de que Piancó tanto se orgulha e ufana.

Prazer, por, ao estudar musica com o saudoso maestro Elizeu Veríssimo, contar eu com Pedoca junto a mim, a executar seu mavioso saxofone, cujas notas me enchiam a alma adolescente de inebriante deslumbramento, e inspiravam-me a iniciar-me na arte sublime, que ele, com tanto garbo e mestria, tão desenvoltamente dominava. Privilégio, por privar eu com um homem de tamanha projeção pessoal e profissional, de genialidade e humildade sem par, meigo, cordato, simples, sem laivo algum de vaidade, profundamente altruístico, sempre a buscar meios de minimizar as carências dos necessitados, tão querido e admirado de todos, tão identificado com o Piancó que ele amava tanto.

Admiravelmente romântico, conseguia Pedoca traduzir pela música a máxima expressividade sentimental. Era irresistivelmente delicioso ouvi-lo manejar seu saxofone. Tal a graça e a perfeição com que dominava seu instrumento que este parecia tornar-se uma extensão física e espiritual de seu executante. Um lembrava pertinentemente o outro.

Das crianças aos idosos, todos, tinham carinhosamente Pedoca como um consagrado gênio artístico, não só pelo seu primoroso desempenho musical, senão também pela sua ardente paixão pela música. Piancó inteiro simplesmente o amava muito. E tanto isso ficou evidente na demonstração de pesar de Piancó, no dia de sua morte. Pelas ruas afora, viam-se pessoas a chorar, profundamente compungidas, lamentando a perda de Pedoca. Seu funeral foi, até então, o mais concorrido de Piancó, sinal evidente e inconteste do amor dessa terra a seu tão genial e talentoso representante musical.

Quanto a mim, durante os ensaios de músicas carnavalescas, por vezes executados em sua casa, corria eu pressuroso, à noitinha, a disputar um lugar na janela da sala, para ouvir Pedoca tocar frevos e marchas de tão invulgar beleza, ainda mais graciosamente aprimorada pelas encantadoras notas de seu excelente saxofone. E nas serenatas, e nos aniversários, e nos casamentos, e nos carnavais, lá estava eu, com tantos outros admiradores de Pedoca, a ouvir-lhe, jorradas de seu saxofone, belíssimas músicas, muitas das quais de sua autoria... infelizmente tão relegadas ao esquecimento pelo pauperismo musical de hoje em dia.

Confesso, com profunda admiração, que muito de minha sensibilidade musical devo a Pedoca. Sua ardente paixão pela música, seu requinte musical e incomparável execução do saxofone refinaram-me por demais o espírito, o que vejo refletir-se no esmero e estética da composição de músicas minhas como, dentre outras, Cobre-me, Senhor, com Teu Manto, Jesus Nazareno, A Paz do Senhor, A Fé em Cristo, Sublime Elevação, Palavras de Salvação...

Mas são tantos e tantos os que foram tocados pela magia musical de Pedoca. Convém mencionar dois deles: o renomado maestro Amâncio (Toinho de Dorinha), sem dúvida alguma um dos maiores expoentes da música paraibana, e talvez o mais fervoroso admirador de Pedoca. Confessou-me isso enfaticamente, exprimindo sua profunda amizade a Pedoca e admiração à sua perícia instrumental, bem como quanto lhe devia pela influência artística. Maestro Elizeu Veríssimo, reconhecido na Paraíba como um dos mais elevados vultos da música, e que tanto contribuiu para a profissionalização musical de Piancó, admirava Pedoca arrebatadamente, tendo-o como seu maior ídolo. Cumpre aqui lembrar que seria justo Piancó erguer um memorial a essa tríade, que com tanto brilho o imortalizou musicalmente.

Neste Centenário de Pedoca (5 de julho de 2010), inclino-me reverentemente ante a memória imortal desse insigne vulto da cultura piancoense, modelo artístico e humanístico exemplar, venerável e célebre, cuja fama ecoará pelos séculos futuros, nas suas inefáveis composições, na destreza de quem quer que primorosamente execute um saxofone, na paixão incontida pela música e pelo belo, num gesto fraterno e sincero de solidariedade... Honra-me muito que minhas palavras testemunhem à posteridade o talento artístico e a grandiosidade moral e espiritual desse benemérito gênio, que tanto engrandece cultural e solidariamente Piancó.

O Expoente da Palavra imortaliza o Expoente da Música

Por certo talvez como um providencial desígnio da sorte, deveras feliz para a historiografia de Piancó, quis o destino que Pedoca fosse memorado, em seu centenário, pelo seu não menos talentoso e genial bisneto Yurick Willander de Azevedo Lacerda, que dispõe de todas as virtudes intelectuais necessárias para descrever a pessoa e a vida de seu célebre bisavô.

Só assim deveria ser. É que, para falar da notabilidade de Pedoca, como testemunho para a História, é preciso inteligência, genialidade e apurado senso de beleza, a fim de que as ímpares qualidades daquele destacado virtuose piancoense do saxofone sejam fielmente referidas.

Exímio escritor, eloquente orador, de brilhante versatilidade intelectual e prontidão de raciocínio, ávido de conhecimento, inteligente e perspicaz, Yurick salienta-se como patrimônio cultural da juventude de Piancó, e, como hábil artista que é da palavra escrita, apto está para, literariamente, imortalizar o habilíssimo artista da música, seu bisavô Pedoca.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CHICO JÓ COBRA EM PROGRAMA DE RÁDIO UTI PARA PIANCÓ

O ativista Chico Jó, em participação no Programa Debate Sem Censura de Antonio Malvino, neste dia (23/04), cobrou das autoridades públicas uma decisão política a respeito da instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI no Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó. Chico justifica esta necessidade, visto o grande número de pacientes que se deslocam para grandes centros em busca de tratamento de urgência.
Fonte: O Site de Piancó (23/4/2010)